O projeto

Juntamente com o setor turístico, os setores cultural e criativo estão entre os mais afetados pela pandemia da COVID-19. Esta crise teve um impacto significativo, com grandes perturbações na visitação, sendo a área cultural gravemente atingida pelas medidas de distanciamento social, o que tem sido descrito como um choque cultural; isto resultou num impacto financeiro inegável no funcionamento das pequenas e médias instituições artísticas e culturais. 

Esta situação levou o setor a acelerar rapidamente o seu processo de digitalização. A resposta da grande maioria destas instituições na Europa incluiu uma rápida mudança para a visitação e curadoria digitais. Esta mudança “”forçada”” das organizações culturais levando-as a concentrarem-se nos “”recursos museológicos virtuais, e-learning, e coleções online”” expôs algumas das vulnerabilidades pré-existentes no setor cultural, especialmente em relação à curadoria digital e à falta de competências digitais entre os profissionais culturais.

O Projeto Erasmus+ “”BoostDigiCulture”” procura dar resposta a estes desafios e espera estabelecer as bases para um quadro de desenvolvimento profissional sustentável e inclusivo através de recursos e práticas educacionais abertas, concebido para melhorar as competências digitais dos profissionais culturais com necessidades nesta área, especialmente aqueles que trabalham em instituições culturais de pequena e média dimensão nos países parceiros e não só.

Impacto

O projeto visa reforçar a capacidade dos profissionais culturais adultos na implementação da cultura digital na sua agenda institucional e promover a sensibilização para a importância da prontidão digital e formação de profissionais culturais adultos no sentido de promover a resiliência e sustentabilidade institucional. Além disso, o seu objetivo é conceber, implementar e validar um quadro de desenvolvimento profissional sustentável de recursos e serviços para a requalificação digital dos profissionais culturais adultos e apoiá-los de modo que possam salvaguardar a natureza inclusiva da cultura digital através das suas ofertas institucionais online. Finalmente, o seu objetivo é fornecer evidências sobre o envolvimento e interação do público online com a cultura digital.

Financiado pela União Europeia. Os pontos de vista e as opiniões expressas são as do(s) autor(es) e não refletem necessariamente a posição da União Europeia ou da Agência de Execução Europeia da Educação e da Cultura (EACEA). Nem a União Europeia nem a EACEA podem ser tidos como responsáveis por essas opiniões. 2021-1-DE02-KA220-ADU-000035248

Esta obra está licenciada sob CC BY-SA 4.0

Copyright © 2022 BoostDigiCulture. All Rights Reserved
Powered by Innovation Hive